W
E

Brazil : Minas Gerais

15.3 km (9.5 miles) WSW of São Francisco, Minas Gerais, Brazil
Approx. altitude: 465 m (1525 ft)
([?] maps: Google MapQuest OpenStreetMap ConfluenceNavigator)
Antipode: 16°N 135°E

Accuracy: 39 m (127 ft)
Quality: good

Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: GPS #3: Visão norte, rio São Francisco 2300 metros adiante - north view, São Francisco River 2,300 meters ahead #4: Visão leste - east view #5: Visão sul e confluência 34 metros adiante, dentro do sítio - south view and confluence 34 meters ahead, inside the ranch #6: Visão oeste - west view #7: Eu e meu filho - I and my son #8: Paramos o carro 150 metros da confluência - we stopped the car 150 meters to the confluence #9: Início da caminhada - starting of hike #10: Casa abandonada próxima à confluência - abandoned house near the confluence #11: Rio São Francisco - São Francisco River

{ Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

16°S 45°W (visit #2)

#1: Visão geral, confluência próxima à árvore - general view, confluence near the tree

(visited by José Eduardo Guimarães Medeiros and João Vítor Rodrigues Alves Medeiros)

English

18-Aug-2019 -- No domingo, 18 de agosto, fiz uma viagem com a família com o objetivo de visitar uma confluência perto de casa, localizada próxima à cidade de São Francisco, à margem do rio de mesmo nome. Coincidentemente, na viagem que fiz no mês passado, o rio São Francisco também apareceu na narrativa de uma das confluências. Tal fato me incentivou a relembrar todas as oportunidades em que esse rio apareceu em minhas narrativas, ou de alguma forma esteve presente nas viagens realizadas.

O rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil, nasce em Minas Gerais e passa por quatro estados da região Nordeste. Considerando que eu já visitei, até hoje, 35 confluências em Minas Gerais e 36 no Nordeste, é inevitável que o rio tenha sido presença constante nas viagens que fiz para visitar essas confluências.

Já em uma de minhas primeiras confluências, a 20S 46W, visitada em fevereiro de 2009, eu atravessei o rio São Francisco, embora não tenha citado tal fato na narrativa. À época, eu morava em Contagem, e na viagem para a cidade de Bambuí, onde essa confluência está localizada, eu atravessei o rio através da rodovia BR-262. Um detalhe interessante que merece ser mencionado é que a confluência 20S 46W se localiza a apenas 66 quilômetros em linha reta da nascente do rio São Francisco. Eu voltaria a atravessar o rio através dessa mesma rodovia em três outras oportunidades: no mês seguinte, em março de 2009, voltando para casa após a visita à confluência 19S 47W; em fevereiro de 2010, em uma nova viagem a Bambuí, na qual eu visitei a confluência 19S 46W; e em julho de 2010, desta vez de ônibus, em uma visita ao meu irmão, que morava em Uberaba, a qual eu aproveitei para visitar as confluências 21S 48W e 20S 49W.

Em abril de 2009, eu viajei com a família para a cidade de Três Marias, onde passamos o feriado de Semana Santa. A cidade, localizada à margem do rio São Francisco, contém uma represa, com bons locais para nadar e passar o dia descansando. Essa represa é citada em minha visita à confluência 18S 46W.

Minha mudança para o sul de Minas fez com que o rio São Francisco ficasse algum tempo sem aparecer em minhas viagens para visitar confluências. Ele só reaparece em junho de 2012, quando eu já estava morando no Ceará. Nesse mês, eu fiz uma grande viagem de carro de Belo Horizonte até Fortaleza e, na narrativa da visita à confluência 12S 39W, eu cito que, no penúltimo dia da viagem, eu atravessei pela rodovia BR-116 a divisa entre os estados da Bahia e de Pernambuco. Essa divisa é formada pelo rio São Francisco.

No ano seguinte, em janeiro de 2013, em outra grande viagem de carro, desta vez de Fortaleza para Belo Horizonte, eu atravessei novamente o rio através de outra rodovia, a BR-101, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. Nessa oportunidade, finalmente, o rio recebe um destaque maior: ele é citado na narrativa da visita à confluência 8S 37W, que inclui ainda uma bela foto do rio. A travessia do rio São Francisco pela BR-101 fica a apenas 57 quilômetros em linha reta da foz do rio, no Oceano Atlântico.

Alguns dias depois, eu fiz a viagem de volta, de Belo Horizonte para Fortaleza. Utilizei um caminho diferente, e atravessei o rio São Francisco entre as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Essa travessia é citada na narrativa da confluência 7S 41W.

Pouco mais de um ano depois, em fevereiro de 2014, eu fiz uma viagem de ônibus de Fortaleza até Lavras, em Minas Gerais, passando por Palmas e por Goiânia. No último dia dessa viagem, no trecho entre Uberlândia e Lavras, eu atravessei o rio São Francisco através da rodovia BR-354. Esse último trecho da viagem é citado na narrativa da confluência 17S 50W.

Minha mudança para a cidade de Marabá, no Pará, fez com que, mais uma vez, eu ficasse um bom tempo sem visitas a confluências envolvendo o rio São Francisco. Durante os mais de quatro anos em que eu morei lá, o rio não esteve envolvido em nenhuma visita a confluência. Ele só reapareceria justamente na viagem que marcaria minha nova mudança. Em dezembro de 2018, em uma viagem de Marabá para Belo Horizonte, em que eu trouxe meu carro para minha nova casa, eu atravessei o rio através da rodovia BR-040, entre Brasília e Belo Horizonte, nas proximidades da represa de Três Marias. Esse trecho da viagem é citado na visita à confluência 17S 46W.

Em junho de 2019, fiz uma viagem de ônibus de Montes Claros até Uberlândia, onde visitei as confluências 19S 48W e 18S 48W. Nesta viagem, tanto na ida quanto na volta, o ônibus atravessou o rio São Francisco em um novo local, na cidade de Pirapora.

Finalmente, conforme já citado, no mês passado, julho de 2019, em uma viagem de Montes Claros até Bom Jesus da Lapa, na Bahia, eu atravessei o rio São Francisco duas vezes em apenas um dia: próximo à cidade de Carinhanha e próximo à cidade de Bom Jesus da Lapa, conforme citado na narrativa da confluência 14S 44W. Ambas as cidades se localizam à margem do rio. No dia seguinte, atravessei o rio novamente, deixando a cidade de Bom Jesus da Lapa em direção a Brasília, no trecho da viagem que é objeto da narrativa da confluência 13S 44W. E finalmente, dois dias depois, eu o atravessei mais uma vez, em Pirapora, na viagem de Brasília até Montes Claros. Esse último trecho da viagem é objeto da narrativa da confluência 18S 47W.

Voltando à confluência atual, saímos de casa em Montes Claros por volta das 9 horas e percorremos os 160 quilômetros até a cidade de São Francisco. Viramos à esquerda e seguimos por asfalto mais alguns quilômetros, margeando o rio São Francisco. Pegamos a estrada de terra, inicialmente em boas condições e, depois de 1.700 metros, viramos à direita e pegamos uma outra estrada de terra, secundária, que estava em péssimas condições. Embora não haja risco de atolamento nesta época do ano, a estrada estava tão irregular que não era possível dirigir a mais de 25 km/h. Percorremos 12 quilômetros nessa estrada até parar o carro a 150 metros do ponto exato. A estrada passa por uma região extremamente seca, embora, à nossa direita, durante quase todo o percurso, uma mata ciliar bem verde nos indicava de que estávamos muito próximos da margem do rio.

Descemos do carro eu e meu filho, pisamos na poeira da estrada e pegamos um acesso a uma casa abandonada, localizada muito próxima à confluência. Ao chegarmos à casa, seguimos pela esquerda, atravessamos uma cerca e seguimos até 34 metros da confluência. Não nos aproximamos mais porque o ponto exato fica dentro de um sítio. A confluência se localiza a 2.300 metros do rio São Francisco.

Fizemos todo o caminho de volta até a cidade e paramos para almoçar em um restaurante à margem do rio. Após o almoço, pegamos estrada de volta a Montes Claros, onde chegamos por volta das 17 horas.

English

18-Aug-2019 -- Sunday, August 18, I made a trip with my family aiming to visit a confluence near my home, located near São Francisco city, at the shore of São Francisco River. Coincidentally, in my trip of last month, the São Francisco River also appeared in the narrative of one of the confluences. This fact inspired me to remember all opportunities in which this river appeared in my narratives or somehow it was present in my confluence trips.

The São Francisco River, one of the most important of Brazil, originates in Minas Gerais state and passes by four states of Northeast Region of Brazil. Considering that I already visited, until now, 35 confluences in Minas Gerais state and 36 confluences in Northeast Region, it’s unavoidable that the river was a continuous presence in the trips that I made to visit confluences.

Yet in one of my first confluences, 20S 46W, visited in February 2009, I crossed São Francisco River, although this fact wasn’t cited in the narrative. In that period, I was living in Contagem city, Minas Gerais state, and in the trip to Bambuí city, in the same state, where this confluence is located, I crossed the river by BR-262 highway. An interesting detail that worth be mentioned is that the 20S 46W confluence lies only 66 kilometers beeline to the origin of São Francisco River. I crossed the river by this same highway again in three other opportunities: in the following month, March 2009, coming back home after the visit to 19S 47W confluence; in February 2010, in a new trip to Bambuí, when I visited the 19S 46W confluence; and in July 2010, in this time by bus, in a visit to my brother, who was living in Uberaba city, which I used to visit 21S 48W and 20S 49W confluences.

In April 2009, I travelled with my family to Três Marias city, Minas Gerais state, where we spent the Easter holyday. This city, located at the shore of São Francisco River, contains a dam, with nice places to swim and to spend the day resting. This dam is cited in my visit to 18S 46W confluence.

My change to south of Minas Gerais state turns the São Francisco River absent of my trips to visit confluences by some time. It reappeared in July 2012, when I was already living in Ceará state, in Northeast Region of Brazil. In this month, I made a big trip by car from Belo Horizonte, capital of Minas Gerais state, to Fortaleza, capital of Ceará state. In the narrative of 12S 39W confluence, I cited that, in the last but one day of the trip, I crossed the line between Bahia and Pernambuco states by BR-116 highway. This interstate line is formed by São Francisco River.

In the following year, in January 2013, in other big trip by car, in this time from Fortaleza to Belo Horizonte, I crossed the river again, by other highway, the BR-101 one, in the line between Alagoas and Sergipe states. Finally, in this opportunity, the river received a bigger highlight: it is cited in the narrative of 8S 37W confluence, which includes a beautiful photo of the river. The crossing of São Francisco River by BR-101 highway lies 57 kilometers beeline to the river mouth in Atlantic Ocean.

Some days after, I made a trip back home, from Belo Horizonte to Fortaleza. I used a different way, and crossed São Francisco River between Juazeiro city, Bahia state, and Petrolina city, Pernambuco state. This crossing is cited in the narrative of the confluence 7S 41W.

A bit more than one year after, in February 2014, I made a trip by bus from Fortaleza city, Ceará state, to Lavras city, Minas Gerais state, passing by Palmas city, capital of Tocantins state, and Goiânia city, capital of Goiás state. In the last day of this trip, in the leg between Uberlândia and Lavras, I crossed São Francisco River by BR-354 highway. This last leg of the trip is cited in the narrative of 17S 50W confluence.

My change to Marabá city, Pará state, again, make me to spend a long time without visiting confluences involving São Francisco River. During more than four years, during which I was living there, the river didn’t appear in any visit to confluence. It only reappeared just in the trip that marked my new change. In December 2018, in a trip from Marabá to Belo Horizonte, in which I took my car to my new home, I crossed the river by BR-040 highway, between Brasília and Belo Horizonte, in the surroundings of Três Marias dam. This leg of the trip is cited in the narrative of 17S 46W confluence.

In July 2019, I made a trip by bus from Montes Claros city to Uberlândia city, both in Minas Gerais state, when I visited 19S 48W and 18S 48W confluences. In this trip, both going and coming back, the bus crossed the river at other place, in Pirapora city.

Finally, as already cited, in the previous month, July 2019, in a trip from Montes Claros to Bom Jesus da Lapa city, Bahia state, I crossed São Francisco River two times in only one day: near Carinhanha city and near Bom Jesus da Lapa city, as cited in narrative of 14S 44W confluence. Both cities lie at the shore of the river. In the following day, I crossed the river again, leaving Bom Jesus da Lapa city heading to Brasília, in the leg of the trip narrated in 13S 44W confluence. Finally, two days later, I crossed the river one more time, in Pirapora city, in the trip from Brasília to Montes Claros. This last leg of the trip is narrated in 18S 47W confluence.

Back to the current confluence, we left home in Montes Claros about 9:00 and drove by 160 kilometers up to São Francisco city. We turned left and headed by asphalt road some more kilometers, bordering São Francisco River. We caught a dirt road, initially in good condition and, after 1,700 meters, we turned right and caught other, secondary, dirt road, which was in awful condition. Although there wasn’t risk of bogging in this period of the year, the road was so irregular that is wasn’t possible to drive faster than 25 km/h. We drove 12 kilometers on this road up to stop the car 150 meters to the exact point. The road passes by an extremely arid region, although, at our right, during almost the entire way, a very green riparian forest indicates us that we are very near the shore of the river.

My son and I left the car, stepped in the road dust and got access to an abandoned house, located very near the confluence. When we arrived at the house, we turned left, crossed a fence and headed up to 34 meters to the confluence. We didn’t get all GPS zeroes because the exact point lies inside a ranch. The confluence lies 2,300 meters to the shore of São Francisco River.

We made all the way back up to São Francisco city, where we stopped to have lunch, at the shore of the river. After the lunch, we drove back to Montes Claros, where we arrived about 17:00.

All pictures
#2: GPS
#4: Visão leste - east view
#6: Visão oeste - west view
#7: Eu e meu filho - I and my son
#9: Início da caminhada - starting of hike
#11: Rio São Francisco - São Francisco River
ALL: All pictures on one page