W
NW
N
N
NE
W
the Degree Confluence Project
E
SW
S
S
SE
E

Brazil : Minas Gerais

7.7 km (4.8 miles) NW of Dores de Guanhães, Minas Gerais, Brazil
Approx. altitude: 553 m (1814 ft)
([?] maps: Google MapQuest OpenStreetMap ConfluenceNavigator)
Antipode: 19°N 137°E

Accuracy: 10 m (32 ft)
Quality: good

Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: Vista para o Sul. #3: Vista para o Leste. #4: Vista para o Oeste. #5: Vista geral a 100 m de distância da confluência (olhando p/ o Sul). #6: GPS sobre o ponto de confluência. #7: Os caçadores de confluências. #8: Rio Guanhães.

  { Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

  19°S 43°W (visit #2)  

#1: Vista para o Norte.

(visited by Ricardo J. V. Tolentino)

English

10-Mar-2007 -- Convidei o meu amigo Emerson Eustáquio para caçarmos a confluência 19º S e 44º W. Somos professores da Universidade FUMEC de Belo Horizonte e gostamos de atividades que envolvam aventura, off-road e GPS.

Saímos de Belo Horizonte por volta das 9 horas e pegamos a BR 262. Depois seguimos pela BR 120 e passamos por Itabira, Santa Maria do Itabira, Ferros, Borba Gato e, onde na área rural dessa última cidade o ponto se encontra. A região é muito bonita com boa quantidade de Mata Atlântica ainda conservada, mas com muitas carvoarias instaladas que certamente e infelizmente cortam também vegetação nativa para transformar em carvão, pois vimos muitas clareiras recentes.

Saímos da BR120 e pegamos uma estrada de terra. Atravessamos uma pequena ponte sobre o rio Guanhães e seguimos margeando para o leste. Conseguimos estacionar o jipe a 160 metros do ponto. Para ser mais preciso, a confluência encontra-se na margem esquerda do rio Guanhães (no sentido rio abaixo), no interior da pequena mata ciliar, aproximadamente a 6 metros da margem. O primeiro visitante dessa confluência (Marcos Oliveira Cabral, em 13/01/2003) aproximou-se pela margem direita e estava correto quando afirmou que o ponto situava-se na outra margem e bem próximo à água.

Feitas as fotos, retornamos à BR120 e seguimos viagem em direção à Senhora do Porto. De lá fomos por terra para Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro, passando assim, por um bom trecho da Estrada Real. Continuamos até Cardeal Mota (Serra do Cipó), Lagoa Santa e chegamos em Belo Horizonte por volta das 21h, onde encontrei minha esposa Renata (que não foi na caça à confluência por estar grávida) e fomos jantar um excelente frango ao molho pardo no restaurante Maria das Tranças da Savassi.

English

10-Mar-2007 -- I invited my friend Emerson Eustaqui to visit 19S44W. We lwft Belo Horizonte at 9:00 on route BR 262 and then BR 120. We took a dirt road after Dores de Guanhães. We crossed a small bridge over the Guanhães river and kept moving to the East.

We parked our jeep at 160 meters from the point. More precisely the confluence is on the left side of the Guanhães river going downstream.

With the photos taken we went back to BR 120 for some sightseeing before going back to Belo Horizonte.

.

 All pictures
#1: Vista para o Norte.
#2: Vista para o Sul.
#3: Vista para o Leste.
#4: Vista para o Oeste.
#5: Vista geral a 100 m de distância da confluência (olhando p/ o Sul).
#6: GPS sobre o ponto de confluência.
#7: Os caçadores de confluências.
#8: Rio Guanhães.
ALL: All pictures on one page