W
NW
N
N
NE
W
the Degree Confluence Project
E
SW
S
S
SE
E

Brazil : Minas Gerais

2.6 km (1.6 miles) NE of Santana de Pirapama, Minas Gerais, Brazil
Approx. altitude: 672 m (2204 ft)
([?] maps: Google MapQuest Multimap world confnav)
Antipode: 19°N 136°E

Accuracy: 9 m (29 ft)
Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: Vista para o Norte. #3: Vista para o Sul. #4: Vista para o Leste. #5: Vista para o Oeste. #6: GPS sobre o ponto da confluência. #7: A equipe.

  { Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

  19°S 44°W (visit #3)  

#1: Visão geral da área do ponto da confluência.

(visited by Ricardo J. V. Tolentino)

English

04-Mar-2007 -- Eu (Ricardo Tolentino) e minha esposa Renata resolvemos sair de Belo Horizonte / MG no domingo pela manhã para conquistarmos uma nova confluência. Convidamos o casal de amigos Gustavo e Izabel (professores universitários) para a operação de campo. Renata, grávida de 4 meses, não desiste da aventura, tendo participado dessa e de outras duas conquistas, fazendo com que o bebê mesmo antes de nascer, já se acostume com as expedições e ao estilo da família.

Partimos em dois jipes e passamos por Sete Lagoas (com suas lindas lagoas, a bela Serra de Santa Helena e a Gruta Rei do Mato), Jequitibá (que possui uma lagoa ao lado de bela igreja antiga e uma ponte sobre o veterano Rio das Velhas), e mais um lugarejo chamado Onça, quando finalmente chegamos aos arredores da cidade de Santana do Pirapama, onde o ponto se encontra.

Próximos à confluência, saímos da rodovia que liga Sete Lagoas à Santana do Pirapama e entramos numa pequena estrada de terra por onde rodamos uns 700 metros. Paramos os jipes a uma distância de 80 metros do ponto, passamos pela cerca de arame farpado, seguimos por entre a vegetação de cerrado e chegamos com facilidade à confluência.

Após o registro da conquista, seguimos até ao centro de Santana do Pirapama onde tomamos uma estrada de terra (de aproximadamente 41 Km) em direção à Cordisburgo (cidade na qual em 1908 nasceu o grande escritor João Guimarães Rosa – “Grande Sertão Veredas”, lembra ?). Lá almoçamos e visitamos a Gruta de Maquiné, patrimônio natural mineiro. Só a título de curiosidade, os mais experientes devem lembrar que em 1968 foram gravadas algumas das cenas do filme “Roberto Carlos e o diamante cor de rosa” lá na Gruta de Maquiné. O filme dirigido por Roberto Farias teve participações de José Lewgoy, Paulo Porto, Roberto, Erasmo, Wanderléia e grande elenco.

Nessa altura já estávamos no meio da tarde quando partimos para a cidade de Paraopeba onde pegamos a rodovia BR040 em direção a Belo Horizonte. Gustavo e Izabel tinham compromisso, mas eu e Renata estávamos animados para chegar a tempo de visitar a confluência 22º S 44º W no bairro Barreio em BH, e assim foi feito.

English

04-Mar-2007 -- We left Belo Horizonte on a Sunday to visit another confluence. We invited our friends Gustavo and Izabel. Renata is four months pregnant and the baby is already getting used to our family expeditions.

We used two jeeps and drove to the city of Santana do Pirapama. Closer to the confluence we left the highway and entered a road for 700 meters. We stopped at 80 m from the point, we crossed a fence and easily got there.

After taking the photos we did some sight seeing before returning to Belo Horizonte. Gustavo and Izabel had other commitments, but Renata and I found time to visit S22W44 that same day.


 All pictures
#1: Visão geral da área do ponto da confluência.
#2: Vista para o Norte.
#3: Vista para o Sul.
#4: Vista para o Leste.
#5: Vista para o Oeste.
#6: GPS sobre o ponto da confluência.
#7: A equipe.
ALL: All pictures on one page (broadband access recommended)