W
NW
N
N
NE
W
the Degree Confluence Project
E
SW
S
S
SE
E

Brazil : Minas Gerais

18.4 km (11.4 miles) SSW of Ibiaí, Minas Gerais, Brazil
Approx. altitude: 696 m (2283 ft)
([?] maps: Google MapQuest OpenStreetMap ConfluenceNavigator)
Antipode: 17°N 135°E

Accuracy: 1 m (3 ft)
Quality: good

Click on any of the images for the full-sized picture.

#2: View to East #3: The GPS showing the zeros #4: Lis Maria near the confluence #5: The 4WD road to confluence #6: Vereda do Galhao #7: Ribeirao das Lajes #8: Crossing ribeirao das Lajes

  { Main | Search | Countries | Information | Member Page | Random }

  17°S 45°W  

#1: View to West

(visited by Lis Maria Rabaco / Endre De Gyalokay)

English

07-Feb-2005 -- Saímos de Pirarapora na estrada para São Romão. No km 43 desta estrada a confluência estava a cerca de 9 km. Tentamos aproximar da confluência mas o pessoal residente nos sítios ao longo da estrada mal conservada falaram que esta não seguia muito por aquela direção. Pelo mapa de 1:1.000.000 soubemos que a confluência situava-se perto da junção da Vereda do Galhão com o Ribeirão das Lajes. Para chegar a esta junção de cursos dágua aconselharam-nos voltar por cerca de 20 km e entrar em direção a Buritizeiro, e de lá perguntar como chegar ao encontro do Ribeirão das Lajes com a Vereda do Galhão.

Levamos algum tempo para chegar até a bifurcação pois a referencia era na estrada de São Romão 1 km após as mangeiras. Chegando lá encontramos um reflorestamento e começamos seguir indicações do GPS que nos levou a uma carvoaria.

Lá nos perguntaram exatamente o que procurávamos. Perguntamos onde seria o Ribeirão das Lajes e nos disseram que seria na próxima travessia de córrego e não haveria problema com a altura da água.

Ao lado da travessia seguia uma estrada a esquerda. Estávamos as 3.92 km da confluência em linha reta. Dali em diante somente andando. A estrada off-road seguia atravessando um córrego mais profundo dali e depois voltava a atravessar novamente o Ribeirão das Lajes. Dali ainda faltavam mais de 2.5 km e continuamos seguindo o indicio de estrada até que no encontro com a Vereda do Galhão o caminho acabou e começamos a seguir um antigo caminho de gado que acabou. Dali em diante, começamos a andar por dentro do cerrado. Ainda faltavam 1.5 km para confluência até que encontramos uma antiga estrada que atravessava uma vereda.
Após esta vereda encontramos uma cerca no rumo da confluência. Seguimos paralelo a cerca até que faltavam menos de 100 metros para a confluência. Perto de uma árvore com uma casa de João de Barro entramos no cerrado novamente até que fossem encontrados os zeros e a confluência. Estávamos perto da cerca da Fazenda do Cocal. Passamos a noite perto do Ribeirão das Lajes e para sairmos dali para Ibiai e de lá para Montes Claros deveríamos passar pela sede da Fazenda do Cocal e de lá por mais 10 km até a balsa cruzando o Rio São Francisco para o centro de Ibiai.

English

07-Feb-2005 -- We left Pirapora and droved to Sao Romao. At 9 km from the Confluence we took a small road to some residences. The people told us that we couldn´t reach the confluence using that road.

We should return to the main road and take a detour 20 km behind to Buritizeiro (a small city near Pirapora).
We got this detour and reached an eucaliptos woods. We took a road inside it, and it took us to a coal mine.

There we asked how to reach the spring Ribeirao das Lages and the spring Vereda do Galhao. Near the junction of these springs the confluence should be found.

We crossed by car the spring Ribeirao do Lajeado and we took a road to the left routing to the confluence. The road was in bad condition, and we decided to leave the car and start to hike. The gps was showing 4 km to the confluence.

We followed the spoiled road and crossed again the Ribeiraao das Lajes, and then we got the Vereda do Galhao.

It was 2 more km to the confluence. We walked up a small hill and got into the woods. Then we routed to a small trail and we found out a fence. Fortunately this fence followed the direction to the confluence. Less than 100 meters to the confluence we walked inside the woods and finally we got the zeros in the gps.


 All pictures
#1: View to West
#2: View to East
#3: The GPS showing the zeros
#4: Lis Maria near the confluence
#5: The 4WD road to confluence
#6: Vereda do Galhao
#7: Ribeirao das Lajes
#8: Crossing ribeirao das Lajes
ALL: All pictures on one page